Subscribe Now!

tudo o que você queria saber sobre a arte você não vai encontrar aqui.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

O Artista de Chuang-Tsé

Bem- disse-lhe o príncipe when-huei-como a sua arte pode alcançar grau semelhante?

O açougueiro depôs a faca e disse:-Amo o Tao e,assim,progrido na minha arte.No inicio da minha carreira,eu via apenas o boi.depois de três anos de experiência,eu já não via o boi.hoje,é mas o meu espírito do que os meus olhos que agem.Meus sentidos já não agem
só meu espírito.Conheço a conformação natural do boi e por isso trabalho só com os interstícios.Se não danifico as artérias,as veias,os músculos e os nervos,com mais motivo ainda não danifico os grandes ossos! Um bom açougueiro comum usa uma faca por ano,porque só corta a carne.O açougeiro comum usa uma faca por mês porque a quebra nos ossos.uma mesma faca vem me servindo há dezenove anos.Ela já desmenbrou milhares de bois e sua lâmina dá sempre a impressão de que acabou de ser amolada.para dizer a verdade,as articulações dos ossos contêm interstícios,e a lâmina da faca não é espessa.Aquele que sabe introduzir a lâmina com toda delicadeza nos interstícios maneja com facilidade,pois opera pelos ambientes vazios.Eis por que venho me servindo da minha faca há dezenove anos e a sua lâmina parece recém-amolada.Cada vez que corto articulações dos ossos,observo as dificuldades particulares a vencer e prendo o fôlego,fixo o olhar e trabalho lentamente.Manejo minha faca com grande suavidade e as articulações se separam com a mesma facilidade com a qual depomos terra no solo.Tiro minha faca e me levanto...

Nenhum comentário: